Exposição de 'Ikebana & Shodo'

A exposição 'Ikebana & Shodo' apresenta ao público visitante as tradicionais artes do arranjo floral e da caligrafia japonesa. O evento sob co-realização do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, do Instituto Cultural Brasil-Japão e da Escola Seiguetsu, permanecerá até o dia  02 abril das 10h às 18h.

Especial de Carnaval 2017: Orquestra Violões do Forte

Os blocos já começam a ensaiar ...
As Escolas de Samba estão a pleno vapor ...
Por aqui não seria diferente! 

 

Estamos preparando um ESPECIAL DE CARNAVAL com a participação do Terreirada Cearense. É dia 11/02, ás 18h, no Forte de Copacabana.

Vamos fazer o carnaval da família carioca, traga seus filhos, netos e vamos dançar ao ritmo da cultura nordestina com muito

 

  baião, forró,maracatu e frevo... Além das marchinhas, é claro!


















Cantata de Natal com OVFC e Coral Fundação Xuxa Meneghel

A Cantata de Natal com Orquestra Violões do Forte e com participação especial do Coral Fundação Xuxa Meneghel se apresentam no próximo sábado (17), às 18h, na Alameda Octávio Corrêa. 
A entrada é gratuita a partir das 17h. O evento é sujeito à lotação. 
Venha se emocionar e entrar no clima natalino! 

Programação da Semana da República

A semana da República acontece do dia 15 ao dia 18 de Novembro na Casa Histórica de Deodoro, localizada no centro da cidade.

O evento será aberto com uma solenidade cívico-militar no Campo de Santana às 10::00 do dia 15.

Não perca esta oportunidade!
 
















Forte de Copacabana recebe visita do General Paixão

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana recebeu  nessa última quarta-feira , dia 14 de setembro,a visita do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. Após assumir o cargo,  o Gen Bda Severino de Ramos Bento da Paixão, foi recebido no Salão de Honra pelo Coronel Júlio, comandante da OM e  pelos  demais oficiais desta Organização Militar. O General Paixão ministrou  uma palestra direcionada para os quadros e pela primeira vez, como diretor, visitou as instalações do Museu. 




Exposição: “Exército Brasileiro, a Força no Esporte. Olimpíadas 2016”

A visão panorâmica e contemporânea de quatro artistas integrantes do Exército Brasileiro engendra e potencializa a coesão entre a arte, o esporte e a força, enfatizando pictoricamente suas relações. 

Os artistas plásticos Marco EIRAMAXWELL Ramos, Marcelo MELLO e Marcos CARVALHO, militares do Exército Brasileiro, interpretam pictoricamente as diversas modalidades olímpicas em que o Brasil participará nos Jogos Olímpicos Rio – 2016.

Coordenação: 1º Sgtº Eira.

Segmento Feminino no Quadro de Material Bélico do Exército

A partir de 2017, o Exército Brasileiro terá o ingresso do segmento feminino na carreira militar bélica.

Os primeiros concursos acontecerão 2016. As oficiais integrarão no Quadro de Material Bélico ou no Serviço de Intendência, sendo o primeiro ano de formação na Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, em Campinas, e os outros quatro anos na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, em Resende.

Confira o vídeo do Exército Brasileiro sobre o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=hP9-MMukUR8

Exposição Fotográfica KRAHÔ

O Forte de Copacabana apresenta a exposição fotográfica temporária, “KRAHÔ- HERANÇAS CULTURAIS BRASILEIRAS”, de Gisa Muller, a ser realizada entre os dias 13 e 28 de abril de 2016, em comemoração do Dia Nacional do Índio e Dia do Exército, 19 de Abril, com menção honrosa a Marechal Rondon e com representantes indígenas Krahô para roda de cultura e saberes.

Corrida da Paz 2016

No dia 21 de fevereiro, foi realizada a 11ª edição da CISM Day Run 2016, a Corrida da Paz, em diversas cidades brasileiras. Militares voluntários do Forte de Copacabana também participaram do evento e percorreram cerca de 4km por toda a orla de Copacabana.

Combate ao mosquito Aedes aegypti

No dia 13 de fevereiro, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana participou da mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação contou com um efetivo de 170 militares, que realizou a entrega de material informativo sobre o combate ao mosquito.

Programação cultural de Fevereiro

Fevereiro é um dos meses preferidos dos brasileiros. É verão, muitas pessoas estão de férias e ainda temos o Carnaval. Para este mês, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) programou uma agenda cultural diversificada, tanto para os nossos visitantes assíduos como para os turistas que vem nos conhecer. 

Doação e arrecadação de alimentos

Em 2015, assim como foi feito no ano anterior, foi solicitado aos selecionados (militares e familiares) para receberem os convites do Réveillon a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa. Os alimentos serão doados a duas instituições no dia 22 de dezembro: o Lar Maria de Lourdes e o Asilo Amparo Thereza Christina.

Inscrições para Réveillon 2016

Estão abertas as inscrições para a solicitação de convites para assistir, gratuitamente, à queima de fogos do Réveillon 2016 no Forte de Copacabana. O evento é exclusivo para a Família Militar, com prioridade para o Exército Brasileiro. As inscrições serão encerradas no dia 27 de novembro.

Banda Sinfônica Militar no dia 22/11

A Banda Sinfônica Militar, formada pelos melhores músicos das Forças Armadas e Forças Auxiliares, se apresenta no Forte de Copacabana, no dia 22 de novembro, às 19h30. Serão 75 músicos - 15 da Marinha do Brasil, 15 do Exército Brasileiro, 13 da Força Aérea Brasileira, 11 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 11 do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e 10 da Guarda Municipal do Rio de Janeiro – regidos por 7 maestros, em um palco montado ao ar livre e com vista para o mar, no Campo de Marte, do Forte de Copacabana.

O MHEx/FC tem a missão de preservar e disseminar os valores, as tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro, além de atuar como um Espaço Cultural, que proporciona cultura, entretenimento e conhecimento aos seus visitantes. Durante todo do ano, promove eventos culturais e, desta vez, pretende presentear os moradores da cidade com um espetáculo gratuito em homenagem à música.

O repertório da banda é vasto e um medley de hinos e canções das Forças dará início à apresentação, seguido por um tributo a Frank Sinatra e às composições de Alan Silvestri. O evento terá a participação especial do Coral do Forte, Coral dos Fuzileiros Navais e Cantores Solistas.

Esta apresentação faz parte do I Seminário de Orientação Técnica para Regentes e Mestres de Música do Exército Brasileiro (I SOTECREM), conduzido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

MMCL: Encontro de Veículos Antigos

O Museu Militar Conde de Linhares, localizado em São Cristóvão, será sede do Encontro de Veículos Antigos, no dia 15 de novembro. O evento acontece das 9h às 13h e revive a nostalgia dos anos 1950 a 1980, com a exposição de carros antigos e raros no pátio do museu. Mais do que um hobby, uma paixão!

Música e dança Maori no Forte

No dia 10 de outubro, o Instituto de Artes e Cultura Maori da Nova Zelândia trouxe, para o MHEx/FC, performances artísticas – danças típicas e cantos – que fazem parte da exposição "Tuku Iho: Legado Vivo Maori", que está sendo apresentada no Espaço Tom Jobim, até o dia 25 de outubro.

Música e dança da Nova Zelândia

O Instituto de Artes e Cultura Māori da Nova Zelândia apresenta neste sábado, dia 10 de outubro, no Forte de Copacabana, o famoso grupo de dança do país e a cantora Ria Hall.

A apresentação reúne cantos, danças e a famosa Haka, desafio de guerra Maori, tudo em tons que mesclam o tradicional e o contemporâneo da cultura Maori. O evento acontece na Alameda do Forte de Copacabana, às 18h.

Confira também a exposição Tuku Iho | Legado Vivo Māori, que acontece no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, de 8 a 25 de outubro de 2015.

Aproveite para conhecer mais sobre a cultura da Nova Zelândia!

 

Exposição Linha D’Água

O Forte de Copacabana recebe entre os dias 1º e 6 de outubro a exposição “Linha D’Água”. A amostra é dividida em três módulos, que remetem aos barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: Barco a remo I.A.T, Paratii e Paratii II.

Concurso de Artes Plásticas do MMCL

O Museu Militar Conde de Linhares (MMCL) promove o 1º Concurso de Artes Plásticas, em parceria com a Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (ABD). O concurso, que acontece em outubro, é uma homenagem aos 17 anos de criação do Museu e recebe como participantes artistas profissionais ou amadores, da comunidade em geral.

Workshop: inscrições encerradas

Estão encerradas as inscrições para o "Workshop da Memória – Prevenção e Vitalidade Cognitiva", a ser realizado no dia 14 de outubro, no Forte de Copacabana. No evento, a Dra. Tania Guerreiro e equipe multidisciplinar abordarão temas relevantes para a conquista e a manutenção da vitalidade cognitiva. Também serão apresentadas estratégias para otimizar a memória no cotidiano.

4º Salão de Artes Plásticas

Dando continuidade ao ciclo de eventos culturais alusivo às comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana promoverá no mês de outubro o 4º Salão de Artes Plásticas, com o tema “O Forte de Copacabana nos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro”.

Exposição Soldado Brasileiro

A partir de 5 de agosto, o público pode conferir exposição inédita em homenagem ao Dia do Soldado (25 de agosto) e ao aniversário do patrono maior do Exército, o Duque de Caxias. A mostra reúne artigos do acervo do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. 

Coordenação: Divisão Técnica do MHEx/FC

Data: de 5 a 30 de agosto 
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Local: Sala de Exposição Temporária 1


Projeto Carioquinha em agosto

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana mais uma vez participa do Projeto Carioquinha, proporcionando ao seu visitante, todas às quartas-feiras do mês de agosto (dias 5, 12, 19 e 26), o desconto de 50% na entrada para quem apresentar na bilheteria um documento com foto que comprove a sua naturalidade ou um comprovante de residência do Estado do Rio de Janeiro em seu nome.

Férias com o Setor Educativo

Em julho, mês das férias escolares, o Setor de Projetos Educativos do MHEx/FC convida as colônias de férias e instituições afins para participarem das atividades educativas desenvolvidas para o público infantil-juvenil em nosso espaço cultural. 

Programação cultural do mês de Julho

Julho, mês de férias, tempo de descontração e excelente oportunidade para conhecer os espaços culturais da cidade maravilhosa. Neste mês, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) programou uma agenda cultural diversificada, com atrações eruditas e de música popular. 

Exposição FEB: até 19 de julho

O visitante pode conferir até 19 de julho a exposição "FEB na Segunda Guerra Mundial", uma homenagem aos pracinhas que lutaram e morreram pelos ideais de liberdade e democracia. A mostra reúne artigos do acervo do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. 

Orquestra Violões do Forte no dia 27/06

No próximo sábado, dia 27 de junho, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana recebe a Orquestra Maré do Amanhã, do maestro Carlos Eduardo Prazeres, para apresentação especial, às 18h, na Alameda do Forte de Copacabana. O evento é uma homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Dia da Artilharia: 10 de junho

No dia 10 de junho, comemora-se o dia da Artilharia, data do nascimento do seu ilustre patrono, o Marechal Emílio Luis Mallet – Barão de Itapevi. Nascido em Dunquerque, na França, Mallet veio ainda jovem para o Brasil, onde foi convidado pelo Imperador D. Pedro I a ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro. Militar de conduta exemplar, foi credor de mérito todo especial por ter-se consagrado e dedicado de corpo e alma à Pátria que o adotou.

Encontro de Veículos Antigos no MMCL

O Museu Militar Conde de Linhares, localizado em São Cristóvão, será sede do Encontro de Veículos Antigos, no próximo domingo, dia 17 de maio. O evento acontece das 9h às 13h e revive a nostalgia dos anos 1950 a 1980, com a exposição de carros antigos e raros no pátio do museu. Mais do que um hobby, uma paixão!

X RioHarpFestival 2015

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana recebe o X Festival Internacional de Harpas 2015 nos dias 2, 3, 16 e 17 de maio, com apresentações nos horários das 12h30, 14h e 15h30, no Auditório Santa Bárbara.

Inscrições para Semana de Museus

Em maio, o Setor de Projetos Educativos do MHEx/FC promove uma programação especial para a criançada, em homenagem à 13ª Semana Nacional de Museus. 

No dia 19/05, haverá uma nova edição do Projeto Curta com Teatro, comemorando os 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, com a exibição do curta-metragem "Premier Voyage", de Gregoire Silvan. Em seguida, ocorrerá a apresentação da peça "Teatro a Vapor", de Arthur Azevedo.

Já no dia 20/05, acontecerá o projeto “Nos Bastidores do Museu”, quando alunos de escolas públicas e privadas poderão percorrer as dependências técnicas do Museu Histórico do Exército e Fortificação para conhecer as etapas da montagem de uma exposição.

As atividades são voltadas aos grupos escolares. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



Passaporte dos Museus Cariocas

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Prefeitura do Rio e o Comitê Rio450, oferece visitas gratuitas aos portadores do Passaporte dos Museus Cariocas. Esta é mais uma iniciativa dessas instituições para homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro e oferecer acesso à cultura para a população carioca.

Dia do Exército - 19 de abril

Em 1645, dezoito patriotas inconformados com o domínio do invasor holandês, sob a liderança do português João Fernandes Vieira e conduzidos por André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e Henrique Dias, na harmonia das três raças fortes - branco, negro e índio -, assinaram a proclamação: “Nós abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos, em serviço da liberdade, não faltar, a todo o tempo que for necessário, com toda a ajuda de fazendas e de pessoas, contra todo o risco que se oferecer, contra qualquer inimigo, em restauração da nossa Pátria...”. Estava firmado o compromisso de luta contra o jugo estrangeiro ao país.

Aniversário da Tomada de Montese

Segundo o Comandante da Força Expedicionário Brasileira, Marechal Mascarenhas de Moraes, no dia 14 de abril de 1945, na região de Montese, teve início a série dos mais árduos combates travados pelos brasileiros na Itália. As operações, durando quatro dias sucessivos – de 14 a 17 – transcorreram sob violentos e ininterruptos bombardeios.

Exposição Patronos do Exército


No mês em que se comemora o Dia do Exército Brasileiro (19 de abril), o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana apresenta a exposição "Patronos do Exército Brasileiro" como forma de homenagear os vultos que contribuíram para a criação, consolidação e desenvolvimento da Força Terrestre do Brasil.

TV Band grava no Forte

No dia 24 de março, o programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, realizou chamadas ao vivo do Forte de Copacabana. Durante as inserções, a jornalista Larissa Erthal entrevistou as atletas Fabiana Beltrame (remo), Maria Clara (vôlei de praia) e Fofão (vôlei).

MHEx/FC é destaque em jornal

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) foi destaque na edição do Jornal do Rio, da Band, no dia 14 de março. A matéria “Fortificações históricas do Rio podem ser visitadas” mostrou como turistas e moradores podem conhecer mais sobre a história do Rio de Janeiro ao conhecerem fortes e fortalezas da cidade, como a Fortaleza de São João e o Forte de Copacabana.

Conheça a Fundação Osorio

Ao completar 94 anos em 2015, a Fundação Osorio prossegue na missão de ministrar educação básica e profissional aos dependentes legais de militares do Exército e das demais Forças Singulares. Localizada no bairro do Rio Comprido, na cidade do Rio de Janeiro, a Fundação atende atualmente a mais de 900 alunos, meninas e meninos, instruindo e educando desde os primeiros anos escolares até o ensino médio/profissionalizante, apoiada nas tradições históricas e no exercício da cidadania.

Sesc Verão no Forte de Copacabana

Neste fim de semana, o Forte de Copacabana receberá o projeto Sesc Verão, com muitas atividades culturais gratuitas para toda a família. Além de exposições e performances teatrais, o público poderá conferir informações sobre hidratação e curtir o espaço para shiatsu.

Conheça a história da FEB

Para relembrar a trajetória dos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que em 2015 completa 70 anos, o Exército Brasileiro disponibilizou o livro "Longa Jornada com a FEB na Itália", de Sirio Sebastião Fröhlich, no formato online.

Dia 31/1: Orquestra Violões do Forte

Em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a tradicional Orquestra Violões do Forte de Copacabana e a Orquestra Popular Tuhu realizam apresentação conjunta no dia 31 de janeiro (sábado), às 18 horas, na Alameda Octávio Correia do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC).

Doação e entrega de alimentos

Na manhã do dia 22 de dezembro, o Forte de Copacabana realizou a entrega de doações de alimentos a duas instituições: o INCAvoluntário e o Educandário Romão de Mattos Duarte. A campanha teve como objetivo mobilizar a família militar para tornar mais feliz o Natal de centenas de famílias e crianças carentes.

Dia 21/12: Orquestra Violões do Forte

A tradicional Orquestra Violões do Forte de Copacabana recebe a banda "Samba do Gnaisse", formada por estudantes da PUC que começaram a se reunir no Campus, há 10 anos, para tocar. A apresentação especial acontece no dia 21 de novembro (domingo), às 18 horas, na Alameda Octávio Correia.

Arrecadação e doação de alimentos

Neste ano de 2014, quando se comemora o Centenário do Forte de Copacabana, foi solicitado aos selecionados (militares e familiares) para receberem os convites do Réveillon a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa. Os alimentos serão doados a duas instituições no dia 22 de dezembro: o INCAvoluntário e o Educandário Romão de Mattos Duarte.

MHEx/FC é ouro no PQRio

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) recebeu o Diploma Prêmio Qualidade Rio Categoria Ouro, durante solenidade realizada em 25 de novembro, no auditório da Caixa Econômica, no centro do Rio de Janeiro.

O prêmio foi entregue pelo Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), General de Divisão Décio dos Santos Brasil, ao Diretor do MHEx e Comandante do FC, Coronel Luiz Antonio Fortes.

MMCL oferece visita virtual

A ideia futurista, que para muitos parece impensada em um local ligado ao passado, foi colocada em prática, em um primeiro momento, no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), unidade subordinada ao Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

Mostra destaca arte contemporânea

A partir de 7 de novembro, o público poderá conferir a exposição da Academia Latino-Americana de Artes (ALA), que reúne obras de artistas de oitos Estados brasileiros. O objetivo é apresentar um panorama geral da arte contemporânea no Brasil. Com curadoria de Fábio Porchat. 

Dia 15/11: Orquestra Rio Camerata

No dia da Proclamação da República, a Orquestra Rio Camerata realizará um concerto comemorativo à data, com a participação do solista James Strauss. O espetáculo será realizado na Alameda Octávio Correia, no Forte de Copacabana, com início às 18h.   

Medalha comemorativa dos 100 anos

A Casa da Moeda lançou a medalha comemorativa dos 100 anos de Inauguração do Forte de Copacabana, durante formatura alusiva ao centenário, realizada no dia 28 de setembro. Na ocasião, ocorreu a cerimônia de descaracterização dos cunhos, tornando assim a medalha uma raridade entre colecionadores.

Certificado de Excelência 2014

No ano de seu centenário, o Forte de Copacabana recebe o Certificado de Excelência 2014 concedido pelo site TripAdvisor, considerado o maior site de viagem do mundo. O Certificado representa a confiança que os viajantes depositaram no centro cultural no último ano.

Visitação à réplica da Igrejinha

O Forte de Copacabana convida você para conhecer a réplica da Igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana, que está montada no Campo de Marte. A montagem faz parte das atividades de comemoração dos 100 anos do Forte de Copacabana (1914-2014) e remonta ao local escolhido para a construção do Forte, em 1908, que abrigava o chamado promontório da Igrejinha, local onde existia a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. 

Dia 27/9: Orquestra Violões do Forte

Para comemorar o centenário do Forte de Copacabana, a tradicional Orquestra Violões do Forte convida a cantora Maria Creuza, que vai apresentar os clássicos de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e também a dupla Antonio Carlos e Jocafi para uma apresentação especial no dia 27 de setembro (sábado), às 18 horas, na Alameda Octávio Correia.

Exposição Dia do Soldado Brasileiro

A atuação do soldado do Exército Brasileiro nas diversas missões e momentos da história do Brasil é o tema da exposição temporária em cartaz no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

A mostra, realizada e
m comemoração ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, apresenta peças do acervo do MHEx/FC, tais como uniformes, armamentos, medalhas, condecorações e pinturas.

Circuito Cultural acontece neste sábado

O Exército Brasileiro, por meio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), e a Rio Ônibus apresentam o projeto Circuito Cultural, que oferece aos cariocas e turistas a possibilidade de conhecerem museus da cidade do Rio de Janeiro, com transporte gratuito. A próxima edição ocorrerá neste sábado, dia 23 de agosto, das 10h às 18h.

Exposição 25 de agosto - Dia do Soldado

Em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana promove, de 7 a 31 de agosto, uma exposição composta por peças do seu acervo, tais como uniformes, armamentos, medalhas, condecorações e pinturas, que destacam a atuação do soldado do Exército Brasileiro nas diversas missões e momentos da história do Brasil.

Vem aí 3ª edição do Circuito Cultural

O Exército Brasileiro, por meio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), e a Rio Ônibus apresentam o projeto Circuito Cultural, que oferece aos cariocas e turistas a possibilidade de conhecerem museus da cidade do Rio de Janeiro, com transporte gratuito. A próxima edição ocorrerá no dia 23 de agosto, sábado, das 10h às 18h.

Vozes do Forte em Saquarema

O Coral Vozes do Forte participou da 5ª edição do “Canta Saquá”, festival de corais promovido pela Prefeitura de Saquarema, realizado nos dias 18 e 19 de julho.

Composto por 18 integrantes, o Coral Vozes do Forte abriu o segundo dia de apresentações, sob a regência do maestro Fabiano Muniz e gerência do 1° Sgt Fábio Reis.

Exposição da Academia de Belas Artes

A Academia Brasileira de Belas Artes (Abba) apresenta, a partir de 4 de abril, coletânea de obras de seus acadêmicos imortais, exibindo as sutilezas e a força de suas criações contemporâneas. A mostra reúne pinturas e esculturas de artistas dos cenários nacional e internacional. Com curadoria de Kim Mattos e projeto gráfico de Celso Barbosa.

Vem aí 2ª edição do Circuito Cultural

O Exército Brasileiro, por intermédio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), e a Rio Ônibus apresentam o projeto Circuito Cultural, que oferece aos cariocas e turistas a possibilidade de conhecerem monumentos e museus da cidade do Rio de Janeiro, com transporte gratuito. A próxima edição ocorrerá no dia 29 de março, sábado, das 9h às 17h.

Exposição de Ikebana a partir de 20/3

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Instituto Cultural Brasil-Japão, a Escola Seiguetsu (filial RJ) e o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana apresentam, a partir de 20 de março, exposição com ikebanas inéditos criados por mestres dessa tradicional arte japonesa.

VIII Salão de Artes Plásticas da ABD

A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, tem início o VIII Salão de Artes Plásticas ABD, promovido pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. A mostra reúne pintura, desenho, escultura, gravura, aquarela, arte naïf, arte decorativa, pastel, entre outras expressões artísticas.

Corrida da Paz 2014

A CISM Day Run, também conhecida como Corrida da Paz, foi realizada no último domingo, 23 de fevereiro, e reuniu cerca de 600 representantes de diversas unidades militares do Rio de Janeiro, como Comando Militar do Leste (CML), Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), 1ª Região Militar (1ª RM), entre outras.

Encontro Mensal de Veículos Antigos

O Museu Militar Conde de Linhares, localizado em São Cristóvão, será sede do Encontro Mensal de Veículos Antigos, no dia 16 de fevereiro. O evento acontece das 9h às 13h e revive a nostalgia dos anos 1950 a 1980, com a exposição de carros antigos e raros no pátio do museu.

Comitiva de Montese conhece MHEx/FC

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) recebeu na última quarta-feira, 15 de janeiro, a visita de integrantes do Lions Club de Montese (Itália), que estão no Rio de Janeiro para um intercâmbio cultural. O Subdiretor e Subcomandante do MHEx/FC, Tenente-Coronel Jorge Adolpho de Almeida Wanzeller, recebeu a comitiva e falou sobre as atividades deste espaço cultural.

MHEx/FC ganha Medalha Ouro PQRio

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) foi contemplado com a Medalha Ouro e o Certificado Prêmio Qualidade Rio (PQRio) - Ciclo 2013, durante solenidade realizada no dia 18 de dezembro de 2013, no auditório da Caixa Econômica, no Centro do Rio de Janeiro.

Circulando Cultura recebe 3 mil pessoas

Cerca de 3 mil pessoas participaram do Circuito Cultural realizado no último sábado, 14 de dezembro. O evento é uma atividade do Projeto Circulando Cultura, promovido pelo Exército Brasileiro, por intermédio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), e pela Rio Ônibus.

MHEx/FC participa do Circuito Cultural

O Exército Brasileiro, por intermédio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e a Rio Ônibus apresentam o projeto Circuito Cultural, que oferecerá aos cariocas e turistas a possibilidade de conhecerem monumentos e museus da cidade do Rio de Janeiro. As visitas ocorrerão no dia 14 de dezembro, sábado, das 9h às 17h, com transporte gratuito.

Curta com Teatro neste sábado, dia 7/12

Neste sábado, dia 7 de dezembro, venha curtir um programa variado com filme curta-metragem, peça e improvisação. No final, há ainda um bate-papo com os artistas. Este é o Curta com Teatro, que será realizado às 18 horas, no Auditório Santa Bárbara do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

Exposição Arte Alerta

A partir de 7 de novembro, entra em cartaz a Exposição "Arte Alerta", com pinturas dos grupos Baluarte e Arte Carioca, sob organização de Mário Capelluto. A mostra traz obras com a expressão dos artistas sobre aspectos da realidade, de problemas sociais, da natureza e do meio ambiente. Venha conferir!

Curta com Teatro neste sábado, dia 2

Neste sábado, dia 2 de novembro, venha curtir um programa variado com filme curta-metragem, peça curta e improvisação. No final, há ainda um bate-papo com os artistas. Este é o Curta com Teatro, que será realizado às 18 horas, no Auditório Santa Bárbara do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

Arte, Educação e Sustentabilidade

Em sua segunda edição, inteiramente inédita e ainda mais surpreendente, a mostra reúne obras de arte elaboradas pelos alunos do Colégio São Paulo, localizado no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, desenvolvidas a partir de um projeto pedagógico com foco na cultura da reciclagem e na consciência de sustentabilidade.

Comandante do FC recebe Medalha

O Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, Cel Jefferson Lages dos Santos, recebeu nesta segunda-feira, dia 9 de setembro, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem, concedida por iniciativa do vereador Marcelo Arar, visa condecorar personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados à sociedade carioca.

Alunos no Acampamento Militar

Durante a semana de 25 a 29 de agosto, a criançada conheceu como é um dia na vida do Soldado no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC). A atividade realizada pelo Setor Educativo demonstrou, de forma lúdica, a árdua missão de preparo do soldado para a defesa da Pátria.

Encontro de Corais no MMCL

O Museu Militar Conde de Linhares realizou na noite de 22 de agosto, às 19 horas, o Encontro de Corais, atividade realizada na 4ª quinta-feira de cada mês e que conta com a participação de corais convidados pelo Espaço Cultural.

Roberto Carlos no Forte de Copacabana

A temporada de shows do Rei Roberto Carlos no Forte de Copacabana reuniu mais de 3.500 pessoas, por dia de apresentação.

Durante os cinco dias de shows - 9, 10, 11, 16 e 17 de agosto - o público se emocionou com os clássicos do Rei, como "Emoções", "Detalhes" e "Como é grande o meu amor por você", e com o recente sucesso "Esse cara sou eu".

Cristo Redentor de braços abertos

A exposição “Cristo Redentor de braços abertos”, que reconstitui a história da construção do Cristo Redentor, fica em cartaz até 22 de setembro no MHEx/FC. A mostra já atraiu milhares de visitantes e conta a trajetória desse monumento, eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

As Salas da Fortificação abrigam a exposição com diversas atrações, como um espaço dedicado às crianças, com instalações interativas, jogos e oficinas com atividades infantis, além de uma memorabília, com objetos que reproduzem o Cristo Redentor.

Inscrições para Acampamento Militar

O Setor Educativo do MHEx/FC recebe inscrições de escolas para o tradicional “Acampamento militar: um dia na vida do Soldado”, projeto educativo realizado em homenagem ao Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto.

A atividade educativa demonstra de forma lúdica a árdua missão de preparo do soldado para a defesa da Pátria. As ações são desenvolvidas como num campo de instrução militar, contando com barracas de campanha e os equipamentos de campo. Ao final, após a camuflagem facial, as crianças são levadas para uma pista de pentatlo militar.

Concurso de pintura: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 2º Salão de Artes Plásticas do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC). Com o tema Fortes e Fortificações (nacionais e estrangeiras), a segunda edição do Concurso de Pintura comemora os 99 anos do MHEx/FC e aceita as seguintes técnicas: Óleo sobre tela, acrílica sobre tela e mista.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) acontece de 23 a 28 de julho e tem como principal atividade a visita do Papa Francisco à Cidade Maravilhosa. Considerado um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana participará desse megaevento como sede do Centro de Mídia da Jornada e como local de pouso de helicóptero que deslocará o Papa Francisco para os eventos no bairro de Copacabana.

MHEx/FC está entre os 5 melhores

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) foi considerado o 5º melhor museu do país para visitação pelo TripAdvisor, um dos sites de viagem mais acessados do mundo. O MHEx/FC aparece na quinta colocação do Prêmio “Traveller’s Choice” de 2013, juntamente a espaços culturais renomados, como o Inhotim (Minas Gerais), o Instituto Ricardo Brennand (Recife), o Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e a Pinacoteca do Estado (São Paulo).

Homenagem aos 18 do Forte

No período de 2 a 5 de julho, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana promoveu a VII Semana Cultural em homenagem aos 91 anos da Revolta dos 18 do Forte. A comemoração teve início com uma atividade ecumênica, com Missa em Ação de Graças, Culto Evangélico e Reunião Espírita, realizados no dia 2 de julho, às 10 horas.

Setor Educativo promove curso

Cerca de 20 professores da rede pública de ensino estão participando, desde 5 de junho, da primeira edição do curso “Histórias Brasileiras”, promovido pelo Setor Educativo do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. O curso é um projeto-piloto e pioneiro nos museus do Rio de Janeiro.

O objetivo é capacitar os docentes e mostrar como o museu pode ser utilizado de forma teórica e prática para explicar temas da História do Brasil, aproximando-o  do espaço escolar. Além disso, o curso apresenta aos participantes a História do Brasil a partir de um olhar sobre o cotidiano do povo brasileiro e de suas histórias, destacando esse patrimônio narrativo como fio condutor da história brasileira.

Simulador de voo da Aviação do EB

A Aviação do Exército disponibilizou nesta semana o simulador de voo para os visitantes do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. Venha conhecer o simulador de helicóptero que os pilotos do Exército utilizam.

O equipamento permanece no Forte até 30 de junho e está aberto para visitação de terça a quinta-feira, das 10h às 18h, e de sexta a domingo, das 10h às 20h. Aproveite essa oportunidade!



Centro Aberto de Mídia inicia atividades

O Centro Aberto de Mídia (CAM), que funcionará durante a Copa das Confederações no Forte de Copacabana, iniciou nesta sexta-feira, 14 de junho, sua programação. A inauguração ocorreu com uma coletiva de imprensa, às 10 horas, promovida pelo Governo Federal e pela Prefeitura do Rio, e teve a presença da Ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, e do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

CGAEM conhece Comunicação do Forte

Como parte das atividades do Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM), foi realizada, em 11 de junho, uma visita do grupo de alunos ao MHEx/FC. Formada por 29 Tenentes-Coronéis, a turma assistiu à palestra sobre as ações desenvolvidas pela Divisão de Comunicação Social, conheceu as Seções de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Produções Gráficas e participou da visita guiada ao Museu Histórico do Exército e à Fortificação.

MHEx/FC recebe Medalha Ouro do PQRio

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) foi contemplado na manhã do dia 6 de junho, em solenidade realizada no auditório da Caixa Econômica, no Centro do Rio de Janeiro, com a Medalha Ouro e o Certificado Prêmio Qualidade Rio (PQRio) - Ciclo 2012.

O prêmio foi entregue pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General Álvaro Gonçalves Wanderley, ao Subcomandante do FC e Subdiretor do MHEx, Coronel Ronaldo Sinquini.

MHEx/FC oferece atividade educativa

Na Semana do Meio Ambiente, o Setor de Projetos Educativos do MHEx/FC convida escolas e o público infantil para participar da atividade "O Forte é Reciclar".

De 4 a 6 de junho, os alunos vão conhecer a participação do Exército Brasileiro na preservação do Meio Ambiente e na difusão da Educação Ambiental, além de participar de oficinas criativas onde o "lixo" se transforma em brinquedo.

Dia das Mães - Domingo 12 de Maio

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana deseja para todas as mamães muitas felicidades, saúde e harmonia. Esperamos que o dia seja aproveitado para renovar os laços familiares, fortalecendo o amor e a alegria de viver em família. Feliz Dia das Mães!
 

Para comemorar essa data tão especial, aproveite nossa programação cultural e visite nossas exposições de longa duração no Museu Histórico do Exército e na Fortificação, das 10h às 18h.

ESPN México grava programa no Forte

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana foi um dos cenários escolhidos pela ESPN México para gravar um programa que vai mostrar a cultura e as belezas do Rio de Janeiro. As imagens serão exibidas antes da Copa das Confederações. A gravação foi realizada ontem, 7 de maio, e contou com a apresentação da Orquestra Violões do Forte e uma entrevista com o Diretor e Comandante do MHEx/FC, Coronel Jefferson Lages dos Santos. 

Projeto Interdanças traz dança indiana

No próximo sábado, 11 de maio, o projeto Interdanças vai proporcionar aos espectadores uma viagem até a Índia. A imensa riqueza cultural desse país será mostrada através das danças tradicionais milenares, como kathak e bharatanatyam, até as modernas, vindas dos filmes de Bollywood, que possuem ritmo e alegria contagiantes.

VIII RioHarpFestival no MHEx/FC

O Rio Harp Festival é a maior série de concertos de harpa do Brasil, sendo considerado um dos maiores festivais de harpa do mundo. Em sua oitava edição, o festival oferece, no período de 1 a 31 de maio, concertos diários em diversos cartões-postais da cidade. 

Visita de pacientes do Inca

"Adorei o passeio e a vista maravilhosa. Os soldados nos receberam muito bem. Gostei de sair da rotina do hospital.” Foi assim que Maria Lucia Moreira, 73 anos, paciente do Instituto Nacional de Câncer (Inca), descreveu a visita que fez no dia 25 de abril ao MHEx/FC.

O passeio foi uma iniciativa da área de ações voluntárias do Instituto, o INCAvoluntário, que tem como objetivo promover, para pacientes infantis e adultos em tratamento de câncer no Inca, visitas educativas a locais turísticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro.  

Exposições de Longa Duração

Serviços para o Visitante

Vídeo em destaque

Siga o Forte

Agenda por e-mail

Cadastre seu e-mail para receber a nossa programação cultural:

  • logo_pt02
  • logo_pt03
  • logo_pt04
  • logo_pt05
  • logo_pt06
  • logo_pt07
  • logo_pt08



Praça Coronel Eugênio Franco n. 1 - Posto 6 - Copacabana - Rio de Janeiro - Brasil | CEP: 22070-020 | Tel: +55 (21) 2522-4460

Copyright © 2007-2017 Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido pela Divisão de Comunicação Social e Seção de Informática do MHEx/FC

Seção de Relações Públicas - Contato: rp@fortedecopacabana.com

 Última atualização: 23 de Junho de 2017