Coral Vozes do Forte

O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, com a nobre missão de preservar, salvaguardar e disseminar a memória histórica do Exército Brasileiro e atuar como um Espaço Cultural, proporcionando cultura e conhecimento aos seus visitantes e à sociedade brasileira, desenvolve, desde 23 de abril de 2006, um projeto inédito e único dentro da Força Terrestre, no que diz respeito à utilização do efetivo de militares na arte do canto coral.

O Coral Vozes do Forte visa à formação musical e cultural do seu quadro de cabos e soldados, ao mesmo tempo em que trabalha na divulgação do Exército Brasileiro e do MHEx/FC junto à sociedade brasileira.

Com dez anos de existência, estima-se que cerca de 170 jovens, que ingressaram na Força Terrestre para cumprir o serviço militar obrigatório no MHEx/FC, tenham passado por esse projeto. São jovens de diversas localidades do Estado do Rio de Janeiro, de diferentes classes sociais e grau de instrução, que se voluntariam com intuito de aprender ou ampliar sua musicalidade.
Hoje, fruto do trabalho sério e dedicado de todos integrantes do projeto, já se ultrapassa a marca de 150 apresentações realizadas em diversas cidades do País.
 
Objetivo geral do projeto
O Coral Vozes do Forte tem por objetivo cumprir a missão de estreitar os laços entre a sociedade e o Exército Brasileiro, nos diversos eventos civis e militares para os quais é convidado, sendo referência e alvo de elogios que servem de contribuição para que o nome do MHEx/FC seja lembrado como sinônimo de Cultura e Civismo.

Para ampliar a nossa divulgação, é montada durante as apresentações uma Exposição Itinerante, denominada "Cultura e Civismo", composta por sete banners que levam aos espectadores conhecimentos sobre o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. 

Como objetivos específicos, o projeto Coral Vozes do Forte busca:
  • representar o Exército Brasileiro e o MHEx/FC nos diversos eventos civis e militares, divulgando as nossas tradições, crenças e valores através do canto coral;
  • utilizar-se dos meios musicais e extramusicais que permeiam o projeto para uma formação holística do cidadão, abrangendo a formação geral, o conhecimento cultural e os valores morais e cívicos;
  • estimular a formação cultural e musical do corpo de militares que participam do projeto;
  • estimular os militares que têm musicalidade latente ou que já têm alguma formação musical a buscá-la e se aperfeiçoar até o término do serviço militar.
 
Público-alvo
Além da sociedade como um todo, o público-alvo do projeto é jovem militar que incorporou às fileiras do Exército e todos aqueles que o cercam, como seus familiares, amigos etc., proporcionando ao militar ampliar seu conhecimento geral e musical, entregando à sociedade um cidadão experimentado na cultura e nos valores morais e cívicos.

- Total de militares que já participaram do projeto: 170 militares entre subtenentes, sargentos, cabos e soldados.
- Número aproximado de apresentações: Aproximadamente 150 apresentações em sete anos.
- Apresentações fora da sede:
  • Estado do Rio de Janeiro: Arraial do Cabo, Barra Mansa, Itatiaia, Maricá, Penedo e Saquarema.
  • Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte, Betim, Brumadinho Juiz de Fora, São João Del Rey e São Lourenço
  • Estado de São Paulo: Campinas, Guaratinguetá, Lorena e Piracicaba
 
O Regente
O Coral Vozes do Forte tem regência de Fabiano Muniz, profissional graduado em Música na modalidade Licenciatura pela Unirio. Antes da universidade, Fabiano iniciou seus estudos em música sob orientação dos professores Cosme Galindo e Emma Barros.

Durante sua formação, teve a oportunidade de trabalhar ou estudar com os principais nomes do canto coral no Rio de Janeiro: André Protásio, Carlos Alberto Figueiredo, Eduardo Lackschevitz, Júlio Moretzsohn, Marcos Leite, Maria José Chevitarese, Patricia Costa e Valéria Matos. Também em sua formação foram determinantes as Oficinas de Música de Curitiba/PR, os cursos Internacionais de Regência Coral da Oficina Coral do Rio de Janeiro e os Fóruns Rio A Cappella de Música Vocal (ambos no Rio de Janeiro) e o Festival Gran Finale em São Paulo, organizado pela Associação de Regentes de Corais Infantis (ARCI).

Destaca-se, em sua carreira, a atuação nos principais conjuntos corais e salas de concerto do cenário carioca, como o coro juvenil São Vicente a Cappella (Colégio São Vicente de Paulo - Cosme Velho), Coral Brasil Ensemble (UFRJ), Coral da Associação de Canto Coral, Conjunto de Câmara Sacra Vox (UFRJ), Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e no Conjunto Calíope. Neste último, participou da gravação da trilha sonora do filme "Nosso Lar" (2011), composta por Phillip Glass, do CD "Vozes do Brasil" (2012) com obras corais do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e da gravação do Requiem de Mozart com a Orquestra Barroca de Juiz de Fora (2013).
 
Atualmente, além do Coral Vozes do Forte, é atuante no magistério lecionando na Rede Municipal do Rio de Janeiro e no Colégio Pedro II.
 
A Banda
As apresentações do Coral Vozes do Forte são acompanhadas pela banda que surgiu com o aproveitamento dos militares presentes no grupo que já tinham alguma experiência musical e poderiam ajudar no acompanhamento do repertório bem eclético, que vai de obras eruditas a canções de rap. Atualmente, a banda é composta pelo soldado Lucas Alves no cajon, soldado Pedro no baixo e soldado Santiago na guitarra e o cabo Misso no violão.
 
Treinamentos
Os treinamentos dos integrantes do Coral acontecem todas terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, no Auditório Santa Bárbara do MHEx/FC, sob a coordenação do Subtenente Fábio Reis.

Exposições de Longa Duração

Serviços para o Visitante

Vídeo em destaque

Siga o Forte

Agenda por e-mail

Cadastre seu e-mail para receber a nossa programação cultural:

  • logo_pt02
  • logo_pt03
  • logo_pt04
  • logo_pt05
  • logo_pt06
  • logo_pt07
  • logo_pt08



Praça Coronel Eugênio Franco n. 1 - Posto 6 - Copacabana - Rio de Janeiro - Brasil | CEP: 22070-020 | Tel: +55 (21) 2522-4460

Copyright © 2007-2014 Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido pela Divisão de Comunicação Social e Seção de Informática do MHEx/FC

Seção de Relações Públicas - Contato: rp@fortedecopacabana.com

 Última atualização: 03 de Abril de 2017